Invenções feitas por mulheres que quase ninguém sabe


Quando você pensa em quem inventou algo você provavelmente pensa em um homem certo? Ou pelo menos concorda que nas listas de grandes inventores e cientistas o gênero masculino sempre é privilegiado na escolha. Mas você sabia que desde há muito tempo mulheres vem driblando o machismo também no mundo da ciência e inventando coisas incríveis, indispensáveis(para o mundo de hoje), ou que simplesmente fizeram muito sucesso. Por exemplo: se você pesquisar "gênios da informática" provavelmente vai encontrar, como eu encontrei, no primeiro resultado uma publicação chamada "Os maiores gênios da da computação e tecnologia"(está escrito assim mesmo "da da"), onde oito nomes são listados e nenhum é mulher; o que o artigo não considera, entre outras coisas, é que a programação tal como usamos foi inventada por uma mulher(Grace Hoppe), coisa que quase ninguém sabe. Não fosse ela provavelmente ainda estaríamos usando recursos analógicos, como as boas e velhas cartas e a saudosa maquina de escrever. E temos muitas outras. Aqui vamos citar algumas:


Programação



Alguém ai já ouviu falar do Mark I? Ele foi primeiro computador eletromecânico, o qual foi inventado na Universidade de Harvard em 1944. Então, para que ele funcionasse era preciso traduzir a linguagem escrita para algo que a maquina entende-se e quem fez isto foi Grace Hoppe. Ela também fez parte da equipe que criou as primeiras linguagens de programação(que servem para facilitar a vida dos programadores). 

Vidro Invisível 



Como assim vidro invisível? É aquele usado em lentes de óculos, câmeras, microscópios, etc. Você consegue imaginar como seria o mundo sem ele? Pois o material indispensável foi inventando por uma cientista da General Eletric chamada Katharine Blodgett. Ela fez isto, em 1935, transferindo finas camadas de vidro de um formato a outro garantindo assim a transparência quase absoluta.

Limpador de parabrisas




Dirige? Tente imaginar dirigir no transito de uma grande cidade em um dia de muita chuva e sem parabrisas. Díficil? Então se ainda consegue vem alguns metros fora do carro quando chove pode agradecer por um dia, em 1903, Mary Anderson ter inventado esse objetivo que parece tão trivial. O único problema é que a ferramente era manual, a versão automática só foi inventada em 1917, olhem só, por outra mulher chamada  Charlotte Bridgwood. E ainda tem gente que acha que mulher e carro são coisas que não combinam...


Fibra Kevlar


Aquela mesma dos coletes a prova de balas. Também tem muitos outros usos na industria como por exemplo capas resistentes para smartphones. Foi invetada pela química Stephanie Kwolek em 1966.

Serra Circular


A serra circular pra você parece coisa de macho? Talvez um pouco perigosa para a "delicadeza feminina"? pois a ferramenta foi inventada em 1813 por uma mulher que achou que as serras comuns eram pouco eficientes. Tabitha Babbitt infelizmente foi bastante injustiçada: os homens do escritório de patentes da época acharam que sua invenção tinha pouca significância e por isto ela não obteve registro e nunca recebeu um centavo pelo uso de sua criação.

Escadas de incêndio


Usamos pouco aqui no Brasil mas todos conhecemos pelos filmes e séries urbanas dos EUA, especialmente se forem de ação, policial ou comédia. Além de proporcionar ótimas cenas no cinema as escadas de incêndio salvam muitas vidas. Elas foram patenteadas por Anna Connelly, em 1897 e em 1900 se tornaram obrigatórias em muitos prédios dos Estados Unidos.

Hidrômetro


O aparelho medidor de água é muito antigo. Foi inventado por Hypatia de Alexandria por volta de 400 d.C. Ela era matemática, astrônoma e filosofa. Ela foi assassinada por uma multidão, fato que historicamente marca o fim da antiguidade clássica e o principio da decadência intelectual de Alexandria.

E ai? Será que estas informações vão te fazer pensar diferente quando ouvir alguém dizendo "lugar de mulher é cuidando da casa"?


Comentários